ÍSIS SEM VÉU
H.P.Blavatsky
Compilação: Mário J.B. Oliveira


FENÔMENO PSÍQUICO PROVOCADO PELO SR. CROOKES.

Sim; Keite King deve ter sido um fada - uma titânia. Pois só a uma fada poderia aplicar-se com propriedade a seguinte efusão poética que o Sr. Crookes cita para descrever este maravilhoso espírito:

"Ao seu redor ela criou uma atmosfera de vida;

O próprio ar parecia mais brilhante nos seus olhos,

Eles eram doces, belos e cheios

De tudo que podemos imaginar dos céus;

Sua presença irresistível nos faz sentir;

Que não seria idolatria ficar de joelhos !"

Assim, após ter escrito, em 1870, a sua severa sentença contra o Espiritismo e a Magia, após ter mesmo dito então que ele acreditava "que tudo não passa de superstição, ou, pelo menos, de um truque inexplicado - uma ilusão dos sentidos", o Sr. Crookes, em 1875, fecha sua carta com as seguintes memoráveis palavras: - "Imaginar, digo, que a Katie King dos três últimos anos possa ser o resultado de uma impostura constitui uma violência maior para a razão e o senso comum do que acreditar que ela é o que pretende ser". Esta última observação, por outro lado, prova conclusivamente que:1º) Apesar da firme convicção do Sr. Crookes de que o alguém que se chamava Katie King não era nem um médium nem algum cúmplice, mas, ao contrário, uma força desconhecida da Natureza, que - como o amor - "ri-se dos obstáculos"; 2º) Que era uma espécie de Força ainda não identificada, embora para ele se tenha tornado "não uma questão de opinião, mas de conhecimento absoluto". O eminente investigador não abandonou até o fim a sua atitude céptica a respeito da questão. Em suma, ele acreditava firmemente no fenômeno, mas não podia aceitar a idéia de que se tratava do espírito humano de alguém morto.

Parece-nos que, até onde vai o preconceito público, o Sr. Crookes soluciona um Mistério para citar um outro ainda mais profundo: o obscurum per obscurius. Em outras palavras, rejeitando " o indigno resíduo do Espiritismo", o corajoso cientista arroja-se intrepidamente no seu próprio "limbo desconhecido da Magia e da necromancia!".







Loja Teosófica Virtual São Paulo © 1996-99